terça-feira, 12 de abril de 2011

AIAS & PAJENS - UMA TRADIÇÃO A SER PENSADA.

Nada mais fofo num casamento do que as crianças que precedem a noiva.
Quase todas as noivas não abrem mão desse destaque, no cortejo nupcial. E aí, mora o perigo. No intúito de colocar os sobrinhos, afilhados, irmazinhos, geralmente, as sonhadora noivinhas não avaliam a idade das crianças.
Muito vejo os escolhidos terem 1 ano e meio, dois anos e assim por diante. Ora, mesmo muito bem ensaiados, na hora do "vamos ver", criança é criança. Quando as portas da igreja se abrem e, elas vislumbram o público todo em pé, as luzes da igreja, dos fotógrafos, a filmagem e, fundamentalmente, o som alto, os menores se amedrontam e retrocedem.
Aí, ou as mães ficam empurrando as criancinhas (o que é um horror!) ou elas saem estratégicamente para a direita ou esquerda, deixando o pessoal do cerimonial "louco", pois a música de entrada das crianças está rolando.
Para esse casos, sempre deve haver um plano "B".
Ou coloca-se outras crianças maiores que vão segurar a barra do cortejo ou prepara-se alguém como escape para a situação. A melhor amiga, a avó, a madrinha de batismo, enfim, alguém que nos salve nessa hora. Mesmo com uma música mais infantil, é preferível alguém entrar, neste momento, do que ninguém dar continuidade ao cortejo.
Vale ressaltar, que essa pessoa deve saber com antecedência e concordar, de que ela é o "Plano B".
E, cuidado maior, ainda, deve-se dar, quando as aias e pajens entram na metade da cerimônia, trazendo as alianças. Aì, além do público, o padre e os noivos ficam postados esperando a entrada das crianças.
Portanto, pense bem e, siga esses conselhos:

1- Ao montar o cortejo de aias e pajens, avalie antes a idade das crianças; Se houver algum ou vários muito pequenos, coloque sempre ciança maior, já na faixa dos 6, 7 anos, que faça o suporte aos menores e, que em caso de "desistencia" segure sozinha a entrada;
2 - Se não houver criança maior, escolha sempre um adulto, com significado para você, que possa atuar como "dama de honra" e substituir as crianças, no caso de não entrada;
3 - Converse muito bem antes com os pais das crianças, principalmente as mães, pois o fato do convite ao filho ou filha sempre gera uma expectativa para os pais. E eles podem ficar decepcionados, se no momento final as crianças não entrarem e voce susbstituí-las;
4 - Criança gosta de liberdade. Então, roupas muito trabalhadas, pesadas, desconfortáveis devem ser evitadas, pois as elas acabam ficando aborrecidas;
5 - Cerimônias muito longas, também, devem ser evitadas, quando temos aias e pajens pequenos. Eles não aguentam por muito tempo. Portanto, programe a entrada deles e, da mesma forma, uma maneira de retirá-los do altar logo em seguida.

Com esses cuidados, certamente, no seu cortejo as crianças entrarão alegres  e lindas. E para ajudá-los a deixar suas aias lindinhas, olhem as sugestões de modelinhos abaixo:






Nenhum comentário:

Postar um comentário