terça-feira, 21 de junho de 2011

CASAMENTO COM SAUDE - EXAMES PRÉ-NUPCIAIS


Sempre que se pensa em casamento, muitos preparativos são listados e, mãos à obra!, pois há muito o que se fazer. O planejamento da cerimonia, da recepção, vestido, lista de convidados, lua de mel. Ufa! Realmente, a maioria fica sem saber por onde começar.
Atendo muitos casais de noivos durante um ano, recebo muitos questionamentos sobre tudo o que envolve o casamento, ou quase-tudo. Mas, me apercebi que dois itens são totalmente esquecidos pelos noivos, pais, madrinhas e todo o clã que passa pelo meu escritório: a saúde dos noivos e a implicação jurídica do casamento civil.

Acho importantíssimo abordar esses dois temas, pois quando o amor está no ar, tudo é perfeito e não se pensa no futuro e em  consequencias. Só, que o amanhã em pouco tempo se torna o hoje e nem tudo pode continuar  "num mar de rosas".
Vamos então, conversar um pouco sobre o aspecto saúde do jovem casal.

Hoje, o casamento já não inaugura uma fase de intimidade para o casal, na grande maioria das vezes e, geralmente ambos tem uma vida sexual ativa. Mas, temos que pensar na saúde do casal e seus planos em relação a filhos. Por isso, há uma série de exames médicos recomendados para antes de se casar.

É uma providencia, normalmente, considerada chata, mas deveras importante.
Com base na orientação de uma genicologista, obstetra e especialista em reprodução humana, vamos abordar os principais exames pré-nupciais e sua importância.

Para a mulher, a avaliação pré-nupcial inicia com uma consulta ao seu ginecologista, que fará uma avaliação do histórico clínico da noiva e prováveis fatores de risco para uma gestação, além de orientar sobre os métodos anticoncepcionais e sobre relacionamento sexual.  O usual exame de Papanicolau é uma segurança para detecção do vírus HPV, do cancer de colo do útero e outras enfermidades. Complementação com ultrasonografia transvaginal ou pélvica é recomendado.

Exames de sangue, visando detecção/avaliação de doenças infecciosas como hepatite B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, além da tipagem sanguínea (ABO + Rh), também fazem parte da avaliação clínica da noiva. Além disso, glicemia de jejum para detecção de Diabetes, hemograma para verificação de anemia e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação complementam o processo.

No caso do noivo, os exames de sangue são os mesmos da noiva, acrescidos de um espermograma, onde o médico poderá avaliar se o homem é fértil ou não. Outros exames poderão ser solicitados, mas ficam a cargo do andrologista.

A importância dessa avaliação reside na possibilidade de se tratar precocemente problemas que poderiam comprometer o relacionamento conjugal do casal,  e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

Para noivas, acima de 35 anos, ainda, se faz recomendável, testes de fertilidade, pois sabemos que o avançar da idade diminui a fertilidade da mulher. O mesmo teste deve ser feito por noivas que já possuam antecedentes, como endometriose, doença inflamatória pélvica e problemas de ovulação.

Após o casamento, o acompanhamento clínico do casal deve ser feito pelo menos uma vez ao ano.



Essas simples medidas - visita ao médico e exames laboratoriais -  asseguram  tranquilidade e segurança, ao casal na sua nova trajetória e configuram respeito mútuo.

Fonte: Planejando Meu Casamento

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mesa de Doces, hummm..... Que delícia!



"Humm... tem coisa mais gostosa do que docinho de casamento ? Aí, que água na boca! hahahahahaha!". Essa afirmação é de uma das maiores conhecedoras do assunto casamento:  - Emanuelle Missura, autora so livro "Casar é muito fácil".

Aliás, a mesa de doces perfuma toda a festa. Voces já perceberam?
Ninguém passa impune por uma mesa de doces. Nem mesmo os mais ferrenhos defensores do "diet"; pelo menos um virar de cabeça todos dão, em direção às delícias sobre à mesa.



Realmente, a Mesa de Doces é hoje, nas recepções, uma atração a parte e, sua abertura se torna um dos momentos mais esperado pelos convidados.
As mesas de doces estão cada vez maiores e com muitos, muitos docinhos de todos os tipos e sabores, além de belíssimas decorações.
E, vamos combinar: fica um espetáculo você chegar numa festa e dar de cara com uma mesa de doces cheia de delícias e bem decorada, não é verdade?




Todo o convidado que vai a um casamento espera poder curtir: dançar, tomar bebida bem gelada, comer bem e depois degustar os deliciosos docinhos.
Para que sua mesa seja sempre um dos pontos altos da sua festa, não esqueça dos seguintes detalhes:

- não escolha doces que atendam somente ao seu paladar. Diversifique! Você terá convidados de várias "tribos", com faixas etárias diferentes e gostos diferentes. Se houver dificulade na escolha, a assessoria de profissional especializado é bem interessante;

- não economize no doce. A pequena quantidade em relação ao número de convidados ou o término dos doces, de maneira precoce, deixando a mesa com os suportes vazios, além de apresentar um visual feio, pode gerar comentários futuros sobre a "falta" de doces.

Assim,  ter doces em quantidade suficiente é o que se busca. A quantidade recomendada é:

05 docinhos por pessoa, se não tiver sobremesa no cardápio ou 04 docinhos por pessoa, se for servida sobremesa.

- mantenha sempre a Mesa de doces limpa e arrumada. Recolha, de tempos em tempos, os pelotines ou forminhas decoradas que estiverem livres, recolha papeis, copos ou outros materiais e  reorganize os doces. Manter guardanapos de papel na mesa, para auxiliar os convidados é, também,  uma boa pedida.


Outra medida é pedir para quem for responsável pela montagem da Mesa de Doces, de não colocar todos os doces na mesa, deixando alguns para reposição mais para o final da festa.


Em Festas de 15 anos é comum a Mesa de Doces ser montada unicamente em chocolate (o que é aceitável, pelo público
que abriga). Aí, nesse caso, há um parâmetro, que ajuda na aquisição dos doces:

  •  Festas com até 200 pessoas - 5 Kg de doces com chocolate
  •                          250 pessoas - 5 / 7 Kg
  •                          300 pessoas - 6 / 9 Kg
  •                          350 pessoas - 7 / 10 Kg

Então, capriche! E veja algumas das belas mesas que contribuiram para o sucesso de vários casamentos.