quinta-feira, 12 de maio de 2011

BUQUÊ DE NOIVA - DICAS



A simbologia dos buquês nasceu há muitos séculos na Grécia Antiga. Eles eram formados de grãos que (acreditava-se) traziam fartura ao casal e afastavam os espíritos maus. Não se sabe há quanto tempo existe o costume de se entrar na igreja segurando o buquê. Alguns registros comprovam que, no passado, além do vestido (sempre presenteado) a noiva recebia flores das mulheres de sua família como símbolo de pureza. Com o passar dos anos, o costume tornou-se tradição. Daí a origem de hábitos como pegar o buquê da noiva ou fazer dois buquês e guardar o original para preservar a felicidade do casal.
Normalmente feito de flores naturais,  pode ser elaborado com flores artificiais e, mais modernamente, até com *outros materiais.

De porte pequeno ou médio, este é o tamanho ideal para casamento pela manhã ou à tarde. Já, à noite, pode mostrar-se de tamanho maior, mais chamativo e montado com flores nobres.

Quando pensar em seu buquê de noiva, fique atenta ao seu biótipo. Seu tamanho e constituição física, além do estilo do vestido. A proporção tem que ser mantida. Se você é baixinha, não escolha um buquê muito comprido (cascata longo) para não esconder os detalhes de seu lindo vestido. Já as mais “cheinhas” devem evitar o modelo redondo cheio.

A adição de um terço ou da chamada  “dezena de noiva”, em cristal ou pérola completando seu buquê é uma boa pedida.  Torna-se um detalhe bonito e charmoso.
Dependendo da época, existe uma grande variedade de flores. Use e abuse da criatividade para escolher um buquê que combine com você e seu vestido. Só não esqueça: Ele é um complemento e, não parte da decoração da igreja ou da recepção. Ou seja: escolha uma opção diferente das cores e flores  definidas para ambos os locais. Utilize flores diferentes e, em outras tonalidades para não ficar parecendo que você utilizou o que sobrou da decoração.

E não esqueça: o buquê ou complemento das daminhas tem que estar de acordo com o que você for utilizar.

A forma correta de segurar o buquê é junto ao corpo, com o ossinho do pulso encostado no ossinho do quadril. Isso lhe dará maior segurança, fará com que sua mão fique firme e ninguém perceba seu nervosismo (Natural nessa hora, não é mesmo ?).

Não esqueça que as flores de lapela, do noivo, pais e padrinhos, também devem estar em harmonia com as flores escolhidas para você, o que não quer dizer que, necessariamente, tenham que ser as mesmas do buquê.
Lembre-se sempre: escolha seu buquê com calma, de acordo com sua personalidade, tipo físico e vestido.  O ideal é que você leve fotos de seu vestido ou desenho para facilitar sua escolha.

E cuidado com o “buquê cortesia” (aquele que vem de brinde na decoração). Nem sempre ele será aquele da sua escolha.

Algumas noivas costumam oferecer seu buquê, à saída do casamento, à Nossa Senhora ou presenteá-lo à mãe, avó ou alguém muito significativo, ou mesmo preferem guardá-lo para si.  Assim, para não perder a “hora de jogar o buquê”, não esqueça de preparar um buquê mais simples e mais leve. Suas amigas e as solteiras da ocasião não podem ficar sem esse agrado.

O processo de desidratação floral é uma excelente opção para as noivas que desejam imortalizar seu buquê !